segunda-feira, 27 de junho de 2011

A MEMÓRIA COLETIVA DA HISTÓRIA DE CANABRAVA

No dia 3 de outubro de 1923, chegaram de Riacho de Santana três senhores: Filintro Gonçalves de oliveira, jacinto Francisco de jesus e Salustriano Alves de oliveira, juntamente com suas famílias em busca de melhores condições de vida e a procura de terras boa para suas famílias trabalharem devido as dificuldades que estavam enfrentando para criarem seus filhos. Estes primeiros moradores construíram seus acampamentos bem próximo do córrego que hoje é conhecido como riacho mandacaru. A nascente se localiza na serra do mandacaru, origem de seu nome. A margem do riacho mandacaru, segundo os antigos moradores tinha uma imensa mata nativa, chamada de Canabrava, originando assim o nome de nosso distrito. Essa planta hoje se encontra de forma extinta.
Pode se ainda encontrar na região a planta Canabrava que foi muito utilizada para a produção manual de peneiras, esteiras e cestas entre outros.
Canabrava era uma mata extinsiva e com a chegada dos primeiros moradores nesta localidade começaram a cultivar essas terras que produziam muito, para o sustento de suas famílias. Essas terras produziam muito bem, as culturas: milho, algodão, feijão, abóbora, melancia, entre outras. Com o desenvolvimento da comunidade e o aumento da produtividade, principalmente, a do algodão, houve uma grande migração de pessoas para o trabalho braçal da cultura.
Devido o escassez de chuvas e a proliferação de pragas e doenças, veio a decadência da cultura do algodão o famoso “ouro branco”, como consequência disso, muitas famílias tiveram que migrarem para outros estados a procura de trabalho. E ainda hoje principalmente os jovens continuaram saindo por temporada, para trabalhar em outros estados.
Por causa dos problemas enfrentados nas lavouras e com o projeto de irrigação no valo do Iuiu. O governo federal através da codevasf associações de pessoas se organizaram na luta por essas terras, dando origem aos assentamentos.
Naquela época o comércio era a troca de mercadorias que era realizada na barra situada às margens do São Francisco e em Malhada. Hoje Canabrava conta com vários comércios como supermercados, farmácias fruticulturas, açougues, sorveterias, lojas, padarias, bares, casas de materiais de construções e moveis, dentre outros. Segundo os antigos moradores, apesar de poucos recursos, quando as pessoas adoeciam eram tratadas com os remédios caseiros e benzedeiras e as mulheres para ganhar nenê eram com auxilio das parteiras. E hoje em nossa comunidade contamos com os agentes de saúde e endemias, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiro e médicos.
Naquela época as diversões e lazer eram constituídas pelas brincadeiras e festas dos jovens: cantar roda, samba de reis com tambor e caixas, vitrola e sanfona. As festas eram organizadas nas residências daquelas pessoas mais farristas, não havia lugares apropriados para festas e nem se usava fazer no meio da rua. E hoje as diversões e lazer são: os esportes , as festas em praças públicas e locais fechados, vaquejadas e entre outros.
A escola daquela época, aqui em Canabrava foi a moradia do professor João José dos Santos conhecido como (joãozinho) que dava aula, numa sala improvisada em sua própria casa no barreiro grande. Nesta escola era cobrada uma pequena mensalidade dos alunos e eram realizadas de oito em oito dias. A escola não era para todos. Mais tarde vieram as professoras leigas mantidas pela prefeitura municipal de Carinhanha. Onde tivemos o professor Apolônio José da Costa.
Anos mais tarde foi trazida de Guanambi a primeira professora formada Nice Donato. Já na década de oitenta foram trazidas duas professoras formadas de Januária minas gerais Cremilda Basilia de Caires e Mirtis Maria Santos.
Com a necessidade de dar continuidade aos estudos dos alunos que concluíam a 4ª série. A associação beneficente e promocional humana de Canabrava (ABEPHUC) criada em 1985 pelo Padre Aldo, fundou o colégio São Sebastião com a primeira turma de 5ª série com 60 alunos.
Como aumento da população houve a necessidade de mais professores que foram trazidos pelos políticos da época. Hoje temos as escolas municipais: Rui Barbosa que atende a pré-escola, Filintro Gonçalves de oliveira e Inácio de Souza lima que atende as séries finais do ensino fundamental, o curso técnico em agropecuária e extensão do curso médio em formação geral pelo estado. Hoje nessas escolas tempos professores graduados pela rede UNEB 2000 e pela ftc.
Naquela época os vereadores não recebiam salários, mesmo assim tinham o prazer de trabalhar fazendo projetos e realizando obras em benefício à população. Representando os vereadores daquela época seu luís José da costa e seu Alcides José das virgens. Hoje os vereadores são bem remunerados para elaborar e aprovar projetos para realização de obras em beneficio ao município.
Naquela época a religião predominante era católica, as missas eram celebradas debaixo de pés de juazeiros, sendo que a primeira foi celebrada pelo padre Emilio silva, realizando seis casamentos. Depois disso, nasce a primeira criança em Canabrava Ana Angêlica de jesus. As rezas eram nas casas de pessoas mais devotas através de grupos de orações, onde a senhora anjinha fez a doação da imagem de São Sebastião, o padroeira da comunidade. Hoje, somos agraciados com as igrejas evangélicas e a igreja católica com grupo de jovens, o grupo de jovens “esperança” fundado em 1998. Atualmente conta com a participação de 30 jovens. É um grupo que caminha junto com igreja.
A catequese é organizada em 6 grupos:
·         Pré-eucaristia para crianças de 5 a 9 anos;
·         1ª eucaristia com adolescente de 10 a 12 anos;
·         Perseverança com adolescentes de 12 a 13 anos
·         Crisma para jovens de 14 anos acima;
·         Preparação do batismo para pais padrinhos;
·         Curso para noivos.

A liturgia é formada por três grupos responsáveis pela celebração do domingo.

A legião de Maria é formada de três grupos de devotos à nossa senhora aparecida que se reúnem um vez por semana para celebra a liturgia própria do grupo e participam junto com a igreja em toda a celebrações. Que neste momento finaliza nossa apresentação cultural.


EM BREVE A HISTÓRIA COMPLETA COM FOTOS!!!

10 comentários:

  1. QUER SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE,,Q NÃO E SO ISSO!! FAZ UMA ENTREVISTA COM SR FORMINO JOAQUIN D CAIRES,,.

    ResponderExcluir
  2. OPS!! FIRMINO JOAQUIN DE CAIRES..

    ResponderExcluir
  3. Filintro Gonçalves de oliveira é meu tio avô ^^
    sempre ouvia falar que um dos meu parentes foi um dos fundadores da cidade :)
    mas agora tenho certeza \o/

    ResponderExcluir
  4. que saudade da minha terra natal, terra que deixei aos 10 anos de idade mas nunca esqueci do povo dos meus parentes e os costumes e deste povo honesto e ordeiro Filintro meu tataravô, pai da minha bisavó faz parte da família Gonçalves, joão Antonio santana meu avô,Cicero josé santana,OURINHO,DEDE,GERALDINA,SANTA ANTONINHO, faz parte dos santanas,madrinha rita,tia clara, tia Suína,faz parte da família de jesus,tia ia, tia suína, e tia amelia, Ana angelica a minha avó faz parte da família nogueira ( os melados)Vitorino,dia dora, martinha, faz parte da família BISPO são todos os meus parentes tenho o sangue de todos estes familias citadas... breve vou passear lá de novo...

    ResponderExcluir
  5. que linda a historia de canabrava sou por ter nascido nesse distrito tao maravilhoso que saudades que tenho desse lugar que me fez tao bem,que pena que nao muitos tiveram que migrar pra outros lugares eu sou uma dessas pessoas mas nao esqueco da minha terra querida(cana brava)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cana Brava é conhecida também como Cana Brava do Corrente, ou essa seria essa outra cidade ou povoado, você sabe me dizer? Queria saber qual a cidade do meu pai, e em sua certidão está Cana Brava do Corrente..

      Excluir
  6. Essa história falta pedaços. antes da familia oliveira desbravar . já existia uma senhora que se chamava: Anginha que plantou muitas arvores ( eucalipto)e depois com a chegada dos Oliveiras . expulsaram..a dona Anginha e cortaram seus pés de eucalipto. Pra resumir essa história falta muitas fabulas a ser contada ..familia oliveira só quer aparecer. Fiquem sabendo a desbravadora de canabrava se chama Anginha..Essa história conta os mais velhos que faleceu...familia oliveira vcs são aparecidôes....

    ResponderExcluir
  7. Jorge Ribeiro Azevedo15 de abril de 2019 às 06:26

    Gostaria de saber se ainda há algum morador das famílias BARBOSA e RIBEIRO das quais faço parte. Sei que muitos deslocaram-se para São Paulo.Entre os que moravam ai posso citar Ananias Barbosa, Donaura e Gliceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, vc é filho de seu Ribeiro professor?Se for fomos colega, acho que sou mais novo que vc,eu gostava de brincar com seu irmão. Gostaria de manter contato com vcs

      Excluir